A Microsoft anunciou a versão beta de uma nova ferramenta de gestão de desktops para empresas de pequeno ou médio porte. O Windows Intune oferece serviços de gerenciamento e segurança aos PCs com Windows através de uma interface baseada na Web. Ao invés de um software “comum”, onde os servidores devem ser configurados manualmente, o Intune é um serviço hospedado nas nuvens, pela Microsoft.

O Intune foi projetado para ser um sistema “tudo-em-um” adequado para empresas que possuem entre 25 e 500 desktops, permitindo o gerenciamento de patches, proteção contra malwares, assistência remota, alterações na política de segurança e gerenciamento de inventário. O Windows Intune também permite que cada computador possa ser atualizado para o Windows 7 Enterprise, e a licença do Intune também oferece acesso ao Microsoft Desktop Optimization Pack (MDOP), que por sua vez possui suporte a diagnósticos avançados, melhor gerenciamento de políticas de grupo e sistema de virtualização MED-V.

Claro que os benefícios de se ter o serviço nas nuvens são vários, como implantação simplificada, software sempre atualizado, e uso simples, bastando conexão das máquinas à Internet. No momento, a versão beta está limitada a 1000 clientes localizados nos EUA, Canadá, México e Porto Rico, e as inscrições para estes vão até dia 16 de maio, e cada cliente poderá gerenciar até 20 máquinas. A versão comercial e acessível a todos deverá estar disponível dentro de um ano. Preços ainda não foram revelados, mas é esperado que o Windows Intune seja vendido a partir de uma assinatura mensal.

Fonte: Guia do Hardware